Blog do Gilson Vieira -

Osmar Filho apresenta proposta para discutir área de preservação ambiental

Debater a conservação sustentável da Área de Preservação Ambiental do Itapiracó (APA) é uma proposta do presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Osmar Filho (PDT).

De acordo com pedetista, é preciso proteger os recursos naturais para evitar problemas futuros e garantir o uso sustentável do biossistema.

Nós como seres humanos e organização pública temos a missão de debater a utilização racional dos nossos espaços naturais. O objetivo da audiência é classificar propostas concretas de ações que visem a proteção em especial das nossas nascentes”, pontuou o vereador.

A implantação da proposta é fruto de colaboração conjunta. Os representantes da executiva do Fórum da APA Itapiracó (FAI) reuniram-se, no dia 13 de fevereiro, com o presidente da Câmara Municipal para firmar parceria na instalação do painel de debate sobre a importância da discussão da área. A data para a audiência ainda será definida.

Segundo Reginaldo Bordalo, secretário da FAI, a defesa do meio ambiente é de suma importância para transformar o cenário de políticas ambientais da capital.

Sobre a APA

A APA do Itapiracó compreende as regiões metropolitanas de São Luís e São José de Ribamar. A titularidade de área ambiental é reconhecida por reunir variedade de fauna, flora e nascentes de rio, compreendendo a conservação de cerca de 200 espécies do ecossistema maranhense.

Tamara Cristina

…………………………..

Indicações sugerem melhorias do trânsito na Região Metropolitana

A Câmara Municipal de São Luís retomou as atividades parlamentares nesta segunda-feira, 11. Na Ordem do Dia, duas indicações de vereadores sugerem melhorias para o trânsito de São Luís e Região Metropolitana.

O vereador Antônio Garcez (PTC) propôs que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID), tome providências com objetivo de realizar reparos urgentes na Avenida IV Centenário.

Segundo o parlamentar, a via necessita de limpeza, recuperação do passeio público, reparo no asfalto, além da retirada dos desníveis nas cabeceiras das pontes. “Essas medidas vão melhorar a trafegabilidade na avenida. Com a execução desses reparos emergenciais, o trânsito vai fluir na Alemanha e Camboa. Espero que o Governo atenda essa sugestão”, destacou.

Já o vereador Gutemberg Araújo (PRTB) sugeriu que Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) instale um redutor de velocidade no trecho da MA-203, entre as entradas das avenidas Um e Dois, do Residencial Pirâmide em Paço do Lumiar, Região Metropolitana.

Para o parlamentar, o trecho é perigoso e vários acidentes já aconteceram no local. “A MOB pode colocar uma lombada eletrônica ou um semáforo na via estadual. Isso vai fazer com que os carros reduzam a velocidade, permitindo que as pessoas atravessem com segurança. Esse é um pedido dos moradores. Se a MOB implantar o redutor o número de acidente vai diminuir naquela região”, relatou.

As indicações foram discutidas na primeira sessão legislativa da semana. A Câmara Municipal vai enviar os pedidos para o Governo do Estado para que faça estudos técnicos com objetivo de executar as sugestões.

————————————————————————

Marcelo Poeta implanta Projeto Bombeiro Mirim na região do Anil

No último sábado (9), crianças e adolescentes participaram da aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim na região do bairro Anil implantado a partir de um convênio de cooperação celebrado entre o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e o vereador Marcelo Poeta (PCdoB). As turmas estão instaladas no Cintra. Ao todo, são 60 meninos e meninas atendidos pelo programa. 

O projeto é uma reivindicação antiga do vereador, que se empenha em buscar medidas e programas educativos para atender jovens moradores do Anil, Cruzeiro do Anil, Alto do Pinho, Pão de Açúcar, Aurora, Pequizeiro, Novo Angelim e Vila Izabel Cafeteira.

Vejo um novo futuro para os cidadãos anilenses. Aqui eles vão aprender técnicas de salvamento, primeiros socorros, música e, principalmente, boa conduta social e disciplina. Eu desejo que esses jovens tenham uma perspectiva de vida e orgulhem seus familiares. São eles o futuro de nossa capital”, disse o vereador.

O Projeto Bombeiro Mirim é coordenado pelo coronel Izac Muniz.

———————————

Lava pratos do Movimento Solidariedade & Ação reúne grande público na Vila Lobão

Para fechar a festa momesca com chave de ouro, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), em parceria com o Movimento Solidariedade & Ação, realizou no último sábado (09) no bairro Vila Lobão, o Lava Pratos de Carnaval 2019. O evento reuniu um grande público e levou para o palco 4 atrações que fizeram sucesso no período carnavalesco na Vila Conceição. 

Este ano foram 8 dias de folia no Complexo de bairros do João de Deus, tudo com o apoio de Fátima Araújo, que é uma incentivadora da cultura popular na região. 

Foram 2 dias de pré-carnaval na Praça do João de Deus. No período momesco foram 5 dias no Espaço Cultural na Vila Conceição, além do lava pratos na Vila Lobão. Foram mais de 20 atrações nestes oito dias.

Para a vereadora, o evento traz além de alegria, diversão e lazer para os moradores das comunidades. Gera renda para moradores também. “Nossa meta foi alcançada em mais um evento realizado pelo Movimento Solidariedade & Ação em nossas comunidades. Além de diversão e lazer, proporcionamos também geração de renda aos moradores. As pessoas vendem de tudo (comida e bebida), isso gera uma renda a mais para famílias carentes de nossos bairros. Não cobramos nada, tudo é mantido por mim, com o apoio de parceiros como Comercial, Supermercado Vanessa, Maranhão Motos, Governo do Maranhão, deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) e Prefeitura de São Luís. Fico feliz ao ver as pessoas ganhando sua grana vendendo mingau de milho, batata frita, churrasco, bolo, entre outros produtos. A alegria é importante para muitos, mas para outros, uma renda a mais faz toda diferença”, disse a parlamentar. 

————————————————

Ricardo Diniz prestigia comemorações pelos 32 anos da Cidade Operária

O vereador Ricardo Diniz (PRTB) participou, na sexta-feira (8), das festividades em comemoração aos 32 anos da Cidade Operária. A programação

foi realizada no Viva Cidade Operária e começou com ações sociais de saúde e educação, atrações culturais e shows musicais.

Durante as comemorações, Diniz destacou a relação que possui com bairro, onde foi morador. “É sempre um prazer retornar à comunidade onde morei e ainda me sinto em casa pelas lembranças e pela recepção carinhosa e alegre dos moradores . Isso demonstra a força de nossa amizade e do nosso trabalho como parlamentar colaborando com ações para a melhoria da qualidade de vida dos moradores”, ressaltou.

—————————

Afonso Manoel participa do lançamento da Campanha da Fraternidade 2019

Na tarde do último sábado (9), o vereador Afonso Manoel (PRP) participou da cerimônia em que foi lançada a Campanha da Fraternidade 2019, evento promovido pela Arquidiocese de São Luís, no Multicenter Sebrae.

A campanha deste ano tem como tema: ‘Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “ Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

O evento contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de São Luís, Dom José Belisário, e também padres, diáconos, fiéis de várias paróquias e autoridades da capital e do estado. A solenidade também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT).

Estarei disposto a ajudar com a Arquidiocese para o avanço da campanha. É fundamental como representante do poder público colaborar com iniciativas como esta, que podem melhorá a vida do povo, por meio de políticas públicas”, enfatizou o vereador Afonso Manoel.

—————————————————————————————————

Barbara Soeiro pede Operação Bota Fora no bairro São Cristóvão

O acumulo de lixo, objetos empilhados em beira de estradas e terrenos baldios geram transtorno aos moradores da região do bairro São Cristóvão.

Diante disso, a vereadora Barbara Soeiro (PSC) defendeu, na sessão ordinária desta segunda-feira, 11, da Câmara Municipal São Luís, que seja realizada, o quanto antes, os trabalhos da operação “Bota Fora” de limpeza e retirada de entulhos das ruas e avenidas do bairro.

A parlamentar explica a necessidade da operação, de caráter preventivo, para evitar o avanço de infestação de doenças, principalmente, a proliferação do mosquito da dengue.

Barbara Soeiro também sugere o recolhimento destes materiais, que consiste no descarte apropriado de lixos como móveis e eletrodomésticos.

A ação pode melhorar a qualidade de vida dos moradores, eliminando pontos onde há intensa propagação de doenças causadas pelo excesso de sujeira”, disse a vereadora.

Mauro Garcia

————————————————————————————–

Chaguinhas faz apelo para amenizar problema de infraestrutura de ruas e avenidas da capital

O vereador Francisco Chaguinhas (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta segunda-feira,11, para fazer um apelo aos governos Municipal e Estadual. O parlamentar está preocupado com a situação das ruas e avenidas neste período chuvoso.

Segundo o parlamentar, o órgão público tem que criar uma forma para amenizar a intrafegabilidade das ruas e avenidas de São Luís.

A Prefeitura de São Luís, com o Governo do Estado, tem que usar da parceria para tentar resolver a intrafegabilidade de ruas e avenidas. Estamos no período chuvoso e isso é preocupante”, disse.

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*