Blog do Gilson Vieira -

Governador Flávio Dino deu mais um passo significativo na educação do estado

flvio d

Governador Flávio Dino deu mais um passo significativo na caminhada para melhorar a educação de nosso Estado ao lançar nesta sexta-feira (26) os Núcleos de Educação Integral, que serão implantados nos 29 maiores municípios do Maranhão.

Nos Núcleos de Educação Integral, os alunos poderão estudar, fazer pesquisas, ter espaços para o esporte e lazer. Cada Núcleo atenderá aproximadamente 5 mil estudantes, que poderão utilizar o espaço para desenvolver atividades complementares aos estudos regulares. Laboratórios, quadras poliesportivas, salas de artes, salas de idiomas, de descanso e auditórios são alguns dos espaços que poderão ser desfrutados por toda a comunidade escolar.

Esta é mais uma importante ação que se soma a outras, como a valorização dos professores, que tiveram reajuste de 13% nos vencimentos; progressão de mais de 12 mil educadores; contratação de 1.000 novos professores e prorrogação de contratos de outros 4 mil; eleição direta para gestores escolares; Programa Escola Digna, que prevê a substituição de escolas de taipa por estruturas decentes nos 30 municípios mais pobres do Estado; criação dos Institutos Tecnológicos Estaduais do Maranhão (IEMAs), que vão oferecer educação profissional em 23 municípios de médio porte; revitalização da Universidade Estadual do Maranhão, especialmente nos Campus de Imperatriz e São Bento.

Trata-se de conjunto de ações concretas para ofertar aos jovens e adolescentes maranhenses educação de qualidade para garantir mais oportunidade de ascensão social e consequentemente criar condições para o desenvolvimento sustentável do Estado com justiça social.

Categoria: Gilson Vieira